Nenhum comentátrio

Despojamento do corpo da carne

Despojamento é o ato de privar-se da posse, de se desapossar. É o ato pelo qual eu tomo consciência de que o corpo que eu tenho é temporal e que a minha verdadeira identidade é espiritual. Então eu submeto meu corpo, minha carne, ao meu espírito e assim ajo espiritualmente, e não carnalmente.

Por isso é que Jesus falou:

João 3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
João 6:63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita.
João 8:15 Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.

Paulo falou tanto em obras da carne e obras do espírito.

Romanos 6:19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.

Romanos 7:5 Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.

Romanos 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Romanos 7:25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,

Romanos 8:4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Romanos 8:5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.

Romanos 8:6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.

Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

Romanos 8:8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Romanos 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Romanos 8:12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.Romanos 8:13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
Perfeita varonilidade

Paulo nos fala sobre o “estado de homem perfeito”, mediante Jesus Cristo, que deve ser o alvo de cada filho de Deus, Ef 4.13, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”.

A expressão “homem perfeito”, “anyrwpov teleiov” – anthropos teleion (no grego), pode ser traduzida por “perfeita varonilidade”, “varonilidade madura”, o que significa, um desenvolvimento espiritual que atinge um alto grau de maturidade.

Isto pode ser comparado ao “novo homem” de Ef 2.15, “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um “novo homem”, fazendo a paz”.

O termo “anthropos teleion”, também significa “homem sem qualquer deficiência ou defeito”, fazendo contraste com a palavra “meninos” no Vs. 14, “Para que não sejais como meninos inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina…”.

O contraste está no fato de que a imperfeição espiritual aqui é aplicada a crentes que ainda são “crianças” na fé.

A única maneira de alguém chegar ao homem perfeito é quando ele participa de um ministério bíblico que tem a estrutura perfeita da igreja de Jesus: Ef 4: 11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

Postar comentário